Você sabia? Curiosidades sobre o Ouro!

CURIOSIDADES SOBRE O OURO

gold-513062_1280

  • Já na Antiguidade há evidências da existência do  ouro. existem menções dele na Bíblia Sagrada e em hieróglifos escritos no Egito por volta do ano 2 600 a.C., desta forma não existe nenhum  responsável unânime pela sua descoberta.
  • A palavra ouro vem do latim aurum, que significa brilhante.
  • O Ouro está presente em toda a parte na natureza, porém em concentrações ínfimas. Nas águas do mar, por exemplo, estima-se que exista cerca de 1 Kg de ouro a cada 8,3 bilhões de litros. Já na crosta terrestre acredita-se que essa concentração seja de cerca de 1 Kg do metal a cada 200 000 toneladas de massa sólida (litosfera). As grandes minas possuem concentração de 1 Kg a cada 334 toneladas.Por ser tão raro, o Ouro possui um alto valor comercial e esse valor está em constante mudança já que, assim como as moedas estrangeiras, possui preço cotado diariamente.
  •  Como é demasiadamente mole, o ouro normalmente é endurecido formando liga metálica com metais como cobre e prata.
  • A maior barra de ouro do mundo pesa 250 kg e possui as dimensões de 45.5 cm × 22.5 cm (base) e 17 cm (altura).  Em julho de 2005 valia  400 milhões de ienes o que equivale,aproximadamente, a 3.684.000 de dólares norte-americano.
  • Quilate (K) é a medida de pureza do ouro. O ouro 24K é considerado 100% puro. Já o ouro 18K (o tipo mais usado pelas joalherias brasileiras), tem pureza de 75% do metal, enquanto que o 14K é 58% puro.gold-1369453_1280
  •  O ouro é sempre fundido em barras por que a forma retangular e cônica dos lingotes facilita o desmolde do metal . Outra vantagem é que as barras podem ser facilmente manuseadas e estocadas de maneira compacta nos cofres dos bancos.
  • As barras de ouro padrão são utilizadas como “reservas monetárias” em espécie pelos bancos centrais e comercializadas por negociantes autorizados a base de lingotes de 12,4 kg. As barras de 1 quilo são aquelas mais facilmente manuseadas e usadas muito no comércio e em investimentos. A maioria dessas barras são planas mas muitos negociantes, principalmente europeus, preferem o formato de tijolo.
  • O ouro é o único metal que não oxida.
  •  Da Pré-História aos dias atuais, foram descobertas 163 mil toneladas de ouro. Se todo esse ouro (que totaliza 8 445 m3) fosse fundido e encaixotado, ele caberia em um prédio de 20 metros de altura

.Fonte: maisquecuriosidade.blogspot.com.br, pt.wikipedia.org/wiki/Barra_de_ouro, infoescola.com/elementos-quimicos/ouro/