HISTÓRIA ANTIGA DAS JOIAS

História Antiga das Joias

joias antigas 2Desde o início dos tempos, as pessoas de todas as culturas esforçavam-se para mostrar-se com joias que significavam seu status, posição social ou oficial, filiação religiosa ou política e, claro, para adorno pessoal.

Mesmo tão longe como na Idade da Pedra, os nossos antepassados encontraram uma maneira de criar vários tipos de joias feitas a partir de materiais orgânicos e inorgânicos, como pelos, penas, couro, ossos, madeira, conchas, minerais e metais preciosos e pedras preciosas mais tarde.

Os avanços na tecnologia e na coleta de recursos disponíveis permitiu a criação de alguns dos designs de joias mais emblemáticas e belas.
As primeiras peças de joias começaram a ser feitas no mesmo momento em que nossos ancestrais africanos começaram a diferenciar-se através do uso de roupas e criando ferramentas. Mas a mais antiga peça pré-histórica de joias (conchas decorativas) de mais de 110.000 anos atrás é uma prova sólida de que a raça humana moderna usava joias antes mesmo de sair da África e espalhar-se por todo o mundo.
Mesmo que muitas civilizações produzissem suas próprias versões de artigos de decoração simples durante os tempos pré-históricos, o aumento súbito da tecnologia no antigo Egito e Mesopotâmia mostrou ser o momento instrumental em que joias finalmente começam a ganhar forma de itens modernos que estão em uso hoje.

A habilidade para forjar o bronze e o cobre, cerca de 7 mil anos atrás, em muitas formas, finalmente permitiu a criação de joias altamente detalhadas que carregava desenhos de animais, algo que jamais poderia ser feito antes.

A chegada do ouro, alguns milhares de anos mais tarde, introduziu ainda os mais variados projetos, e os egípcios usavam rapidamente a suavidade de ouro para criar algumas peças atemporais de joias que foram salvas até hoje, profundamente enterradas em câmaras funerárias de Faraós.

As inovações que foram introduzidas pelos metalúrgicos egípcios e mesopotâmicos logo se espalhou por todo o mundo, e muitas outras civilizações melhoraram seus fundamentos.

No extremo oriente, metalúrgicos com os ricos recursos da Índia começaram a produzir desenhos de joias incríveis, feitos de metais preciosos e pedras preciosas mais de 5000 anos atrás, o que mais tarde influenciaria a propagação de joias na China por volta de 2000 anos atrás.