Projeto nota 10 de Dayanna Souza

Sem título-5

Nós, da Natural Joias, conhecemos a Dayanna quando ela entrou em contato conosco para que fizéssemos as três biojoias que faziam parte do seu Trabalho de Conclusão de Curso, que são os da foto acima. Adoramos o que vimos! Fizemos as amostras, e agora nos orgulhamos de ter as peças da Dayanna à venda no nosso site. Quando começamos a conhecê-la melhor, achamos muito interessante o percurso percorrido por ela, então pedimos que ela nos desse um depoimento, que pode servir de exemplo e estímulo para nossos clientes:

      “Bem! Comecei o curso de Design de Moda em 2013 motivada pelo gosto por desenhos manuais o  e interesse pelo mundo  fashion.  Os dois temas  sempre me chamaram muito a atenção assim, resolvi juntar o útil ao agradável quando  vi que era a  hora de escolher uma profissão e começar uma faculdade.  Inscrevi-me na universidade Estácio de Sá em São José, Santa Catarina, onde resíduo atualmente.

          No Inicio do curso tudo era muito novo, comecei  a ver o profissional de Moda  de maneira muito mais ampla, na qual alguns tabus foram totalmente quebrados. A  Visão que tinha  de me tornar uma modelista, expert em corte costura ou uma  possível estilista foram  deixados de lado ao perceber  que  o curso  era muito mais que isso.  Das matérias de Gestão à estratégias de marketing,  da construção de um   briefing até o estudo mais aprofundado de um público alvo,  foram fatores  essenciais para a construção do meu projeto de conclusão de curso e principalmente para preparação  ao  mercado de trabalho.

      Em  meu ultimo ano de faculdade quando a alegria e satisfação da formatura  se aproximava, chegava também o que eu mais temia. Sempre vi o TCC  como um bicho de sete cabeças, um mal necessário que me ajudaria a definir o que eu realmente dominava ou mais   me interessava em quatro anos de curso. Foi onde depois  de algumas  sugestões  e de analisar o que  eu  almejava para o meu projeto final,  que defini o  que eu realmente gostaria de  abordar como tema . Além de somente um projeto de coleção, queria envolver meu possível cliente a uma mensagem que os fizessem pensar, refletir e serem consumidores  mais conscientes.

           Surge assim, a idéia de um projeto totalmente sustentável, algo que houvesse a preocupação com a natureza da produção ate à hora da venda.  Iniciei então à pesquisa para uma coleção de biojóias, onde o diferencial era os detalhes de couro vegetal extraídos das seringueiras da  Amazônia, aliando design á  preocupação ambiental. O desejo de inserir no mundo da moda opções de couro, que substituísse o couro animal e diminuísse o abate e o sacrifico para o uso de peles me fez pensar que quanto mais esses couros fossem inseridos em diferentes produtos, mais consumo de forma consciente  teria no mercado. 

               Desta forma, meu produto além do diferencial de levar a bandeira sustentável, seria também imprescindível seguir um padrão que atendesse as demandas de compra e venda, e    tendências atuais  que  despertasse o  desejo no meu publico alvo.  Para isso, Analisei macros tendências  ditadas por um dos maiores sites de birô de estilo, WGSN para o verão 2017, na qual uma das macros que mais se encaixava com aquilo que eu pretendia,  era o estudo de comportamento denominado como Artizan- Co criadores onde prevê   que o interesse do consumidor  por produtos feitos a mão, personalizados, com valor agregado  e com diferencial artístico  seriam uma forte tendência de  consumo, sendo assim,  nada  mais   encaixaria tão bem quanto as biojóias, feitas  de sementes e produzidas manualmente as peças só precisariam ter um toque a mais de design e serem inseridas em  um conceito.  Sustentabilidade, ações sociais, consciência ambiental, e design unido em um só produto.

        E o resultado disso tudo não poderia ser outro, em parceria com a empresa Natural Jóias e a Cooperativa  extrativistas  da Amazônia COOPFLORA , pude tornar real uma coleção que era de inicio somente um projeto .  Uma coleção sutil conceitual leve sofisticada e natural, pensada em cada detalhe. 

   Tive como inspiração, um  grande ícone feminino da arte, cultura e patriotismo,  a artista plástica  Frida Kahlo, deu nome a minha coleção “FRAGMENTOS” onde cada parte de sua historia é representada por uma joia. Suas cores vibrantes e os diferentes ornamentos  que fizeram parte da trajetória de Frida, também influenciaram para que cada peça fosse construída.

          Além de uma nota excelente para conclusão de quatro anos de faculdade, descobri também um encanto pela arte das  biojoias. O total apoio de familiares amigos e principalmente professores foram essenciais para que eu quisesse continuar com o projeto, desenhasse novas coleções e quiçá dar asas a uma marca própria. A pós-graduação ou especialização em cool Hunter como pretende posterior ao curso, também não foi pensado por acaso, pois fará com que o estudo de comportamento e o caminho para aguçar ainda mais o desejo dos meus clientes e publico alvo se torne ainda mais fácil e profissional, resultando  assim,  conseqüentemente no que por fim  toda empresa precisa,  lucro.

         O que de inicio era somente uma idéia, hoje desperta o espírito empreendedor que tem tudo para dar certo e melhor, sem agredir, sem desmatar e poluir, levantando mais alto a bandeira da sustentabilidade e contribuindo com estilo a preservar  o que nos há de mais rico, a natureza.”

 

 

 

 

Informações Complementares:

Nome: Dayanna Souza

22 anos

Curso Design de Moda

Inicio 2013 conclusão 2016

Nome da Coelçao: Fragmentos Inspirada em Frida Kahlo

Nota final de projeto : 9,8