Você conhece o Açaí?

O Açaí, conheça essa incrível semente!

açaí coloridoA semente de açaí é uma semente abundante e resíduo industrial daquele açaí que você constuma comer numa descontraída conversa entre amigos.

Sim, aquela frutinha batida e geladinha que você consome tinha uma semente e ela é utilizada na confecção de biojoias!

açaí montagem alimentoA polpa do açaí é usada como alimento e também como bebida. além disso do Açaízeiro se extraí um óleo muito utilizado na indústria alimentícia (depois de refinado serve com tempero) e também na indústria cosmética. Seus troncos são duros e resistentes e são utilizados na construção civil na região amazônica.

Vale lembrar que a Palmeira Juçara as vezes é confundida com o Açaizeiro. Apesar da semelhança entre as palmeiras, a Juçara cresce com tronco único enquanto o Açaizeiro cresce em touceiras de quatro a cinco troncos.

açaizeiro touceira e frutoO Açaí é a fruta do Açaízeiro e sua semente, que antes ia para o lixo, hoje encontra utilidade no artesanato. Depois de limpa, seca, lixada, polida e as vezes tingida, ela é furada e encaminhada para a confecção de artesanato em geral. O artesanato que mais utiliza essa semente é a confecção de biojoias.

Por ser uma semente abundante e resíduo de indústria alimentícia, ela é barata. Assim possibilita seu uso por um grande número de artesãos que a transformam em lindas peças.

O Açaí é amplamente usado na confecção biojoias pois pode ser combinada com inúmeros outros materiais resultando em belíssimas joias da natureza.

festival de açaiSão colares, brincos, anéis e pulseiras que ganham vida nas mãos de artesãos talentosos.

Apenas a título de curiosidade transcrevo a lenda do Açaí, retirado do Portal da Amazônia (http://www.portalamazonia.com.br/secao/amazoniadeaz/interna.php?id=390)

“Antes de existir a cidade de Belém, capital do Estado do Pará na Amazônia, uma tribo muito numerosa ocupava aquela região. Os alimentos eram escassos e a vida tornava-se cada dia mais difícil com a necessidade de alimentar todos os índios da tribo.
Foi aí que o cacique da tribo, chamado de Itaki tomou uma decisão muito cruel. Ele resolveu que a partir daquele dia todas as crianças que nascessem seriam sacrificadas para evitar o aumento de índios da sua tribo.
Um dia, no entanto, a filha do cacique, que tinha o nome de IAÇÃ, deu à luz uma linda menina, que também teve de ser sacrificada. IAÇÃ ficou desesperada e todas as noites chorava de saudades de sua filhinha.
Durante vários dias, a filha do cacique não saiu de sua tenda.
Em oração, pediu à Tupã que mostrasse ao seu pai uma outra maneira de ajudar seu povo, sem ter que sacrificar as pobres crianças. Depois disso, numa noite de lua, IAÇÃ ouviu um choro de criança. Aproximou-se da porta de sua oca e viu sua filhinha sorridente, ao pé de uma esbelta palmeira. Ficou espantada com a visão, mas logo depois, lançou-se em direção à filha, abraçando-a. Mas, misteriosamente a menina desapareceu.
IAÇÃ ficou inconsolável e chorou muito até desfalecer.
No dia seguinte seu corpo foi encontrado abraçado ao tronco da palmeira. No rosto de IAÇÃ havia um sorriso de felicidade e seus olhos negros fitavam o alto da palmeira, que estava carregada de frutinhos escuros.
O cacique Itaki então, mandou que apanhassem os frutos em alguidar de madeira, o qual amassaram e obtiveram um vinho avermelhado que foi batizado de AÇAÍ, em homenagem a IAÇÃ (invertido é igual a açai).
Com o açai, o cacique alimentou seu povo e, a partir deste dia, suspendeu sua ordem de sacrificar as crianças.mas de respeito pela vida.”

Agora que você já conhece um pouco mais dessa semente tão versátil, que tal passar lá na nossa loja e verificar quantas cores lindas temos de açaí e começar sua produção de biojoias?

carrinho açai