Você conhece a Jarina?

Você conhece a semente chamada Jarina?

Ela também é conhecida com Taguá ou Marfim Vegetal.

jarina fasesA jarina é uma semente branca e dura e por isso é conhecida, também, como o Marfim Vegetal. Sim, ela pode substituir o marfim animal que é cruelmente extraído do elefante; muitas vezes levando-o à morte. É uma forma sustentável de preservar a vida animal. A Jarina também é conhecida como Taguá , principalmente no exterior.

A Jarina (ou Taguá) é a semente de uma palmeira que cresce exclusivamente na Floresta Amazônica manifestando-se tanto do lado brasileiro como no equatoriano e colombiano. A diferença é que as sementes encontradas no lado brasileiro (acre, Rondonia e, principalmente, Amazonas) são ligeiramente menores que as encontradas nos outros dois países vizinhos. Enquanto aqui seu uso é quase que exclusivo da joalheria artesanal e na confecção de biojoias, lá executam-se lindos trabalhos de esculturas.

jarina

Fatias de Jarina tingidas e furadas, com casca

A Jarina, assim como o coco, já foram as bases da indústria de botões, hoje são substituídas por produtos sintéticos como o plástico e o acrílico que são muito mais baratos.

A palmeira Phytelephas macrocarpa, Jarina, é uma “espécie de crescimento lento, as sementes podem levar de 3 a 4 anos para germinar, e a palmeira pode levar até 25 anos para iniciar a frutificação, o que a torna uma espécie altamente suscetível quanto ao menejo.” Sementes Ornamentais do Brasil, Francisca Portinari Leão

Quando novas as sementes são moles e viscosas formando um líquido leitoso e doce, muito apreciado pela fauna local e pela população indígena. Já quando madura torna-se dura e branca conferindo suas características aos trabalhos artesanais.

brinco jarina

Brinco com semente de Jarina polida

Devido ao seu lento crescimento e, também, a necessidade de se preservar tanto a espécie vegetal quanto a fauna local, que dela se alimenta, comprar de associações ou entidades que realizem um trabalho de colheita sustentável ajuda, não só o meio ambiente, mas, também, as comunidades ribeirinhas que dependem da floresta e seus produtos para sobreviverem.

colar jarina

Colar Jarina tingida de laranja

A Jarina aceita tingimento e por isso é vendida em sua cor natural e em diversas outras cores. Você pode conferir várias peças para montagem de biojoias em nosso site ou clicando diretamente aqui.

A Jarina é uma verdadeira Gema da Floresta. Ela confere as biojoias uma beleza única e um valor agregado igual aos das joias. A jarina torna sua biojoia mais que uma simples bijuteria, dando-lhe harmonia e beleza de uma verdadeira joia da natureza.

A Jarina, devido a sua dureza, não é atacada por pequenos insetos e é muito durável. Se bem tratada e acondicionada de forma cuidadosa dura muitos anos.

Em nossa loja você encontra peças para montagem, basta clicar aqui, e também peças prontas em Jarina, clique aqui.