Mas o que é Biojoia?

Biojoia, saiba mais sobre essa joia da natureza!

biojoiasMas o que é biojoia, afinal? Muitas definições e muita discussão ainda rondam esse termo que não foi, sequer, incluído nos dicionários da língua portuguesa.

Joalheiros que se dedicam à fabricação de biojoias dizem ser estas as peças de joalheria que unem sementes, pedras, madeiras e outras gemas naturais com metais nobres como o ouro e a prata. Já quem trabalha com metais não nobres, as bijuterias, enquadram as biojoias como sendo todo acessório de moda (brincos, colares e pulseiras) que utilizem em sua produção materiais naturais ou orgânicos.

Joalheiros, defendendo seu ofício, dizem que na verdade confunde-se biobijoux, ecobijoux e biojoia. Eles acreditam que as bijuterias feitas com materiais naturais enquadram-se como biobijoux e ecobijoux enquanto que as biojoias tem status de verdadeiras joias pois aliam ouro, prata e outros metais nobres em sua manufatura.

murici agataImportamos o termo bijoux do Francês, lá bijoux se destina a designar tanto a joia como a bijuteria (bijoux fantasie) e aqui bijoux acabou se destacando para designar apenas a bijuteria. Acrescentamos os termos bio e eco e colocamos como sinônimo de Biojoia.

Na verdade os três termos, hoje, por costume, se referem ao mesmo produto: toda produção manufaturada de adornos ou acessórios de moda feitos com produtos orgânicos ou naturais como pedras, sementes, fibras, cascas, frutos, chifres, ossos, couro, etc. Não importando se, em sua composição, utilizamos metais nobres ou não ou se simplesmente não utilizamos metais.

As tendências, portanto, da Nova Joalheria é designar como biojoia toda peça feita com materiais naturais e que, também, sejam elaborada do início ao fim pelo artista ou artesão. Não basta a simples junção de peças pré-fabricadas para designar-se biojoia. Por trás da biojoia tem sempre que existri um trabalho de designer, elaboração e transformação até se obter o resultado final. nesse aspecto a simples junção de materiais não tem como resultado uma biojoia, mas apenas uma bijuteria.

Vale destacar que nem toda biojoia é uma ecojoia ou ecobijoux, apenas aquelas que utilizam material natural coletado, processado, trabalhado de forma ecologicamente correta, de forma sustentável, pode ser chamada de ecojoia ou ecobijoux, mais uma diferença nos termos que consideramos sinônimos.

Cabe a cada um de nós, produtores de biojoias, zelar por comprar os materiais de quem realmente se preocupa com o meio ambiente, assim, um dia, falar de biojoia será falar de um produto que realmente é ecológico.

Biojoias são, portanto, joias (ou bijuterias se admitirmos seu sentido mais amplo) produzidas com a utilização de materiais orgânicos provenientes de plantas, animais ou vegetais com utilização ou não de metais. 

biojoiaClaro que se produzidas com metais nobres terão seu valor agregado muito superior ao das que são produzidas sem eles. Mas o verdadeiro valor de uma biojoia está, principalmente, relacionado ao seu trabalho manual e a criatividade do designer/artista em sua elaboração.

Toda biojoia é exclusiva porque a natureza não repete seus padrões, por isso,  mesmo peças iguais em seu design serão diferentes em sua aparência.

Então, agora que você já sabe o que é uma biojoia, passe em nossa loja e veja quanta opção temos para você confeccionar as suas biojoias ou comprar nossas peças prontas! Aproveite, sempre tem muita promoção!carrinho açai